Search This Blog

Monday, May 16, 2016

Comunicado de imprensa : ITF pede intervenção imediata para defender direitos de trabalhadores brasileiros

Junto este comunicado - que recebeu anteriormente em inglês - em português

Atentamente,   

Sam Dawson,

ITF



Please find the Portuguese translation of this release, which you have previously received in English (the English version can be seen at http://www.itfglobal.org/en/news-events/press-releases/2016/may/itf-calls-for-immediate-intervention-to-defend-the-rights-of-brazilian-workers/)

Yours,

Sam Dawson

ITF 



13 de maio de 2016

ITF pede intervenção imediata para defender direitos de trabalhadores brasileiros

A Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes reagiu fortemente à medidas tomadas pela Petrobrás, empresa nacional de petróleo, para intimidar e ameaçar trabalhadores marítimos que começarão uma greve amanhã. A Federação condenou as ações da empresa em resposta à ação grevista, como uma violação da lei brasileira e do princípio de liberdade de associação da Organização Internacional do Trabalho – OIT, já que a greve é legítima e legal,.

 

Em 4 de maio de 2016, sindicatos marítimos afiliados à CONTTMAF (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos) votaram pelo início da greve que irá impactar navios operados pela Transpetro, uma subsidiária da Petrobras.

 

Em vez de dialogar com os sindicatos, a Petrobras está se utilizando da situação política incerta do Brasil para enfraquecer a lei que defende o direito à greve. Representantes da companhia têm informado membros da tripulação que forças militares podem ser utilizadas para desembarcar trabalhadores em greve. Além disso, capitães têm recebido ordens para negar o acesso de líderes sindicais que vão aos navios visitar os trabalhadores em greve.

 

A ITF comunicou-se com Guy Ryder, Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho – OIT, para solicitar uma intervenção urgente junto ao governo do Brasil.  

 

Severino Almeida, presidente da CONTTMAF e do SINDMAR (Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante) afirmou: "Eu sou líder sindical por 30 anos e nunca havia testemunhado ameaças tão agressivas e ilegais aos direitos dos trabalhadores. Isto viola tanto as nossas leis quanto as internacionais".

 

Paddy Crumlin, Presidente da ITF, disse: "É negligente ao extremo que a Petrobras esteja tentando e usando a situação política do Brasil para atacar direitos de trabalhadores. O Brasil foi contruido por meio de serviços nacionais marítimos seguros, profissionais e altamente qualificados com base no comprometimento, na coragem e desejo dos trabalhadores marítimos de contruir o país. Os trabalhadores estão pedindo apenas a justa distribuição do bem estar e garantias face a distorções provenientes de um possível processo de privatização. Nós queremos um acordo justo. É responsabilidade de todos nós intervir e parar este tipo de ameaça pelo bem de todos os trabalhadores, pelo interesse nacional do Brasil e pela segurança econômica".

 

O presidente da seção de marítimos da ITF, Dave Heindel, disse: "Esta é uma tentativa de intimidar os trabalhadores marítimos no Brasil que estão se manifestando para defender a indústria que é responsável por manter suas famílias e para a qual dedicam 50% de sua vida adulta produzindo para a economia nacional. A OIT deve se envolver imediatamente antes que algo ainda mais sério aconteça e os direitos trabalhistas no Brasil sejam gravemente violados".

 

Para mais informações sobre a greve, acesse: goo.gl/F7hMrX .

 





ITF communications: getting the message out - when and where it matters

www.itfglobal.org 
www.facebook.com/ITFglobal 
Twitter: @itfglobalunion




This email is confidential and may be privileged. If you have received it in error, please notify the sender and then delete it immediately. You should not copy it or use it for any purpose nor disclose its contents to any other person. Any views or opinions expressed within the email are solely those of the sender and do not necessarily represent those of the ITF or the Seafarers' Trust.

No comments:

Post a Comment